Image Map

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Pokémon Go: alienação ou integração social?

Hey, pessoal! Hoje viemos falar sobre a nova novidade do momento entre jovens: o lançamento do jogo Pokémon Go.

HISTÓRIA

Os jogos eletrônicos tiveram início quando estudantes começaram a projetar jogos simples, partindo de pesquisas e capacitação de computação. Tornando-se popular na década de 80, os jogos de pontuação foram inseridos a um público geral. Logo, os jogos se tornaram uma forma de entretenimento e interatividade das regiões de todo o mundo.

POKÉMON GO

É um jogo eletrônico grátis de realidade aumentada para smartphones. Com uma colaboração entre a Nitendo e a empresa responsável por Pokémon, o jogo foi lançado no início do mês de Julho desse ano.

Em resumo, o jogo possibilita que você saia pelas ruas com o objetivo de buscar e capturar pokémons e batalhar com outros 'treinadores pokémon', como são chamadas as pessoas que possuem pokémons.

O jogo foi tão comentado que virou febre em todos os países que está no ar. No Brasil, Pokémon Go ainda não foi lançado, mas tem previsão de lançamento para antes da estréia dos Jogos Olímpicos, que será dia 5 de Agosto. 

O lançamento do jogo trouxe de volta a questão da alienação das pessoas. As pessoas estão fugindo da realidade com o objetivo de serem perfeitos virtualmente. No mundo todo, já ocorreram casos de brigas, acidentes e até mesmo mortes por causa do jogo. As primeiras vítimas fatais foram dois jovens que foram abordados e baleados jogando Pokémon Go na Guatemala.

Não é só de fatos ruins que giram em torno do jogo. Um fato muito importante do jogo é que para rachar ovos que contém pokémons, você precisa caminhar entre 2km e 10km, o que influencia jovens a sair para a rua, se exercitar e melhorar, de certa forma, sua saúde.

Para algumas pessoas, o jogo trouxe uma possibilidade de distração, ou fuga da realidade, tirando de foco os assuntos mais sérios que ocorrem no dia-a-dia, o que auxilia a alienação.


CURIOSIDADES

  • A região cerebral em que a droga atua é a mesma que o jogo atua, contribuindo para o isolamento e causa alienação.
  • O fato de você ter que capturar pokémons ativa a fase pré-histórica do extinto caçador do homem.
  • Ao jogar Pokémon Go, você desenvolve a parte sensorial do cérebro.
  • O jogo pode ter potencial antidepressivo.
Um outro fato curioso aconteceu semana passada em Nova York, onde o Central Park foi 'invadido' por uma multidão que estava no local em busca de um pokemon raro. O vídeo abaixo mostra a quantidade de pessoas presentes no local.


                     


Alguns acreditam que o jogo possibilitou que gamers saíssem de suas casas, mas psicólogos entrevistados pelo site do jornal Extra questionam tal ideia: De que forma eles usufruem da cidade? Apenas virtualmente e de forma artificial, seria o mesmo que estar trancado.



Por: Leticia Martins e Larissa Lopes
Fontes: Wikipédia, Extra, Activa, EuroGamer

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Image Map