Desde o início dos tempos, a minoria e os mais fracos são menosprezados. O que não muda muito da sociedade atual, embora existam lutas por direitos e um pressionamento maior sobre o debate desses assuntos. O posicionamento crítico dos artistas é essencial para conscientizar a sociedade de seus direitos, afinal, a mídia somente exibe o que lhe convém. Além disso, figuras conhecidas entre o público servem como porta-voz da minoria na busca pela igualdade.
Como dito anteriormente, os artistas servem como porta-voz da minoria que busca por igualdade, já que muitas vezes não recebem atenção ao se manifestarem e/ou tem medo. Exemplos de artistas são: Beyoncé Knowles, cantora negra que cita temas como feminismo em suas músicas; Lady Gaga, cantora que é super conhecida pelo seu apoio à comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Inclusive, pesquisas indicam que a taxa de suicídios nos Estados Unidos tiveram uma queda de 20% devido à sua música “Born This Way” (que trata sobre respeito e aceitação), entre outros artistas.
Além disso, o posicionamento crítico dos famosos, muitas vezes, possibilita a sociedade a enxergar “os dois lados da moeda” que a mídia não exibe. A pronúncia dos artistas acerca dos temas censurados na televisão gera um certo impacto nas pessoas e, também, incomoda os privilegiados.
Dessa forma, percebe-se que é necessário que os artistas tenham um posicionamento crítico e que compartilhem isso com o público.


Nenhum comentário :
Postar um comentário