A televisão é um dos maiores meios de comunicação e entretenimento. No anos de 2015, houve um grande avanço para a cultura televisiva, pela primeira vez aparece a cena de sexo entre um casal homossexual. A Rede Globo usou da telenovela Verdades Secretas para este feito. Com isso podemos ver, o espaço que o grupo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexual e Trans) finalmente está ganhando espaço nossa sociedade. Mesmo ainda sendo visto como algo diferente e até mesmo ridicularizados, pode-se perceber que a luta para este grupo está ganhando força.
Toda essa intolerância faz parte de um pensamento retrógrado e patriarcal. Foi necessário criar leis que punissem esses atos homofóbicos, o que comprava como o ser humano possui a necessidade de tentar controlar o mundo e as pessoas da sua maneira e para deter um pensamento que deveria nascer com ele, como o respeito, é necessário puni-lo (seria viável comparar ao fato de jogar lixo no chão, em que foi necessário criar leis que punissem para acabar com tal ato).
A nova geração trouxe com ela pessoas que não se calam. Os jovens de hoje em dia se sentem mais livres para expor opiniões, comparados aos anteriores. Por essa vontade de liberdade, a luta não cessa.
PARA ENTENDER MELHOR...
É necessário entender e conhecer todas as nossas diferenças quanto a sexualidade e gênero e não cabe a nós definir o certo e o errado, e muito menos limitar alguém. A identidade sexual nada mais é do que o desenvolvimento da atração sexual e amorosa por outra pessoa. Há aqueles que defendem diferentes teorias em relação aos gêneros. As principais teorias buscam explicar o desenvolvimento do gênero de um indivíduo, através dos estímulos do ambiente que os cerca. Algumas optam pela explicação por meio da biologia, onde o comportamento de homens e mulheres são mapeados e justificados por hormônios ausentes e presentes, aptidão a determinadas atividades e inaptidão a outras, buscando também mostrar a semelhança na vida animal para o comportamento humano.
Porém, entre tantas teses construídas, há duas que possuem grande importância na questão de identidade de gênero e definem que o ponto de partida para formação de gêneros é dada de maneira inconsciente nos primeiros anos.
CURIOSIDADES
Na civilização babilônica (de acordo com historiadores a mais antiga) tinha o habito de exibir o seu amor pelo ato sexual,um exemplo é a pederastia (relação entre homens mais velhos e jovens) construindo uma amizade harmoniosa e não interpretado como homossexualidade,como é feito hoje em dia.
Para as primeiras civilizações nunca houve uma divisão de com quem ou não ter relações sexuais(incesto,virgindade feminina que era exclusivamente do homem), mas a igreja disseminou esses pensamentos. Com toda essa influência da igreja surge o casamento como um paliativo para o fervor sexual, como na "era vitoriana" que teve perseguição direta com todos que manifestassem seu amor de forma diferente, em que houve caça a poetas,homossexuais ou a mulheres acusadas de bruxaria, Vitoria I prezava a cima de tudo a família e a igreja.
Já no século XX, assistimos um crescimento vertente sobre a sexualidade em todos os sentidos mas principalmente em relação a mulher, a partir desse momento ela se emponderou e parou de ser vista como símbolo da procriação.
Uma das maiores belezas do século XXI é saber que a sexualidade não é mais um tabu, através de debates, influência da mídia e persistência ele vem se quebrando, um dos fatores que mais contribuem é a liberdade de expressão mesmo que existam locais que resistam, como países extremistas, mas a identidade é individual e não pode e nem deve ser contestada.
Por: Luiza Santos, Patrinny Santos, Thayane Gondim e Maria Joana
Nenhum comentário :
Postar um comentário