O documentário "Lixo Extraordinário" dirigido pela americana Lucy Walker e pelos brasileiros Karen Harley e João Jardim, registra o processo de trabalho artístico de Vik Muniz realizado através de uma experiência no lixão do Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário da América Latina, localizado no Rio de Janeiro. Vik abandona seus estúdios nos Estados Unidos e vem observar de perto a vida desses catadores de lixo e após seus registros apresenta seu objetivo de trabalho no local. A proposta apresentada pelo artista é de transformar o lixo em arte, mas as obras deveriam ter a participação dos trabalhadores que em seguida viraram as estrelas dessa obra. Os lixos são transformados em painéis gigantescos que projetam a fotografia registrada de 5 catadores.
O filme aborda o momento de construção da vida desses trabalhadores que tem sua vida registrada em uma arte leiloada em Londres. Tião, líder da associação dos catadores de lixo do Jardim Gramacho é autor de um dos melhores momentos do documentário, com lágrimas nos olhos, afirma estar realizado. Tião acompanha todo o leilão e tem a obra que registra seu rosto valendo 100 mil reais.
O filme foi indicado ao Oscar em 2011 por seu poder de tocar profundamente a qualquer um que assiste. O fato do descaso do governo e das pessoas que não se preocupam com questões básicas de solidariedade em relação a esses trabalhadores. A reciclagem dentro de casa é uma questão tão simples, mas deixamos passar e no documentário percebemos como a falta de algumas ações podem prejudicar essas pessoas que trabalham em lugares precários, sem saneamento básico, expostos a qualquer tipo de doença e também o descaso com o solo que é altamente prejudicado. Com relatos verdadeiros observamos a grandiosidade da humildade, a pureza de uma vida não valorizada e a esperança de vencer recuperada após uma chance de crescer. Ao final do trabalho concretizado há os documentários que esperávamos até o final, pois assistindo a esse documentário ficamos torcendo arduamente para a vitória desses protagonistas heróicos.
A verdadeira arte é o documentário que mostra a vida desses brasileiros que vão literalmente do lixo ao luxo. Após assistir, levamos nossos olhos para aquilo que está "escondido" no lixão. Um filme emocionante e muito mais que recomendado!

Nenhum comentário :
Postar um comentário